Agulha no palheiro

04/11/2008 | Categoria: Blog

Instabilidade e lentidão causam mudanças no Cine Repórter: entenda quais são e ajude a melhorar o site

Por: Rodrigo Carreiro

Imagino que a maioria de vocês deve ter notado que muitas das funções do novo Cine Repórter foram retiradas do ar, nos últimos dias. A opção de voto para os usuários foi uma delas. A possibilidade de acessar os comentários mais recentes e os textos mais lidos do mês, direto da capa, também foi eliminada. Os emoticons nos comentários e as pequenas imagens com o rosto dos usuários cadastrados, tudo isso desapareceu. Até mesmo o sistema de buscas que estávamos utilizando foi desabilitado.

Vou explicar o que está acontecendo. Desde que o site novo entrou no ar, no final de setembro, vínhamos notando problemas de acesso. Em certos horários do dia, a lentidão era exasperante. Dentro do sistema administrativo, a situação era ainda pior. Às vezes eu demorava 10, 15 minutos apenas para conseguir postar um simples texto. Ontem, levei duas horas e meia para postar (apenas postar!) três novos textos.

A situação piorou há duas semanas, quando a rede de servidores Dreamhost (onde estamos hospedados) pifou, derrubando o site durante quase 24 horas. De lá para cá, as mensagens de erro (por conexão recusada ou por sobrecarga no servidor) aumentaram consideravelmente.

Consultamos, duas vezes, os administradores do servidor de hospedagem. Em ambos os casos, recebemos a resposta de que o Cine Repórter estava fazendo uso excessivo de memória no servidor, o que automaticamente fazia as conexões ficarem lentas. A causa provável deste problema seria algum tipo de conflito, ou mesmo incompatibilidade, entre um dos scripts utilizados pelo site e o software de administração do servidor.

Tá complicado de entender? Vou simplificar. Aparentemente, uma (ou mais) linha de código do site estaria causando aumento exagerado do consumo de memória na máquina hospedeira, travando o sistema. A administração do Dreamhost informou que o problema, provavelmente, estaria sendo causado por um dos 44 plugins que estavam instalados no Cine Repórter.

Nosso problema, agora, é descobrir onde está o script defeituoso. A única maneira de descobrir isso é desabilitando os plugins, aos poucos, até descobrir qual deles é a causa da bronca. De uma só vez, desligamos 35 deles. Somente nove estão ativos neste momento. Aos poucos, nos próximos dias, eles serão religados. Um por um, para que possamos ter a chance de descobrir qual o plugin problemático.

Na verdade, este post tem dois objetivos. O primeiro, obviamente, é avisar vocês a respeito do problema, para que possam entender o sumiço temporário da maioria das opções de interatividade do site. Elas voltarão aos poucos, dentro de alguns dias.

O outro objetivo é pedir que vocês auxiliem a gente (eu e Saulo, o programador que cuida do Cine Repórter) a encontrar essa agulha no palheiro. Vocês ajudariam muito se postassem comentários notificando, com o maior grau de detalhes possível, como está sendo a experiência de acessar o Cine Repórter.

As páginas demoram muito a carregar? Vocês recebem mensagens de erro? O que elas dizem? Os erros acontecem no carregamento das páginas ou em outros momentos (por exemplo, na hora de postar um comentário)? Existe alguma página ou seção do site em particular onde os erros se reproduzem com mais freqüência? Há algum horário do dia em que isso acontece com mais freqüência?

Tudo o que for notado por vocês pode ajudar. Agradeço a todo mundo que ajudar. E peço um pouco de paciência. Aos poucos, o Cine Repórter vai voltar ao normal. E de qualquer forma, os textos, podcasts e videocasts continuam aí (aliás, todos esses problemas ajudaram a atrasar o próximo vídeo, mas ele está quase pronto).

| Mais
Tags:

Assine os feeds dos comentários deste texto


9 comentários
Comente! »