Artigos acadêmicos?

07/06/2009 | Categoria: Blog

Uma breve reflexão sobre os motivos que tenho para não publicar (ainda) aulas e artigos acadêmicos no Cine Repórter

Por: Rodrigo Carreiro

Há alguns dias, estava conversando com um dos meus alunos (e também leitor freqüente do Cine Repórter), e o rapaz me fez uma indagação que, imagino, pode muito bem estar passando pela cabeça de alguns de vocês.

Sabedor de minhas dificuldades para conciliar os trabalhos acadêmicos com uma escrita mais freqüente de textos aqui para o site, ele me perguntou porque eu não estava disponibilizando, no Cine Repórter, o material didático de algumas das aulas que dou na graduação de Cinema da UFPE. E foi além: por que eu não publicava no site os textos dos artigos que escrevo como trabalho de conclusão das disciplinas do doutorado?

Antes de responder, cabe aqui um breve parêntese. Em geral, eu organizo uma série de anotações-guia (ordenadas em um arquivo de PowerPoint) para cada aula que dou, mais ou menos como todo professor faz hoje em dia. Quanto ao doutorado, ele tem razão: para cada disciplina cursada, o aluno precisa entregar um artigo inédito de 8 a 12 páginas.

Na avaliação desse aluno, a disponibilização desse material surpriria a relativa ausência de críticas recentes, já que os leitores mais fiéis poderiam acompanhar minha trajetória na universidade, bem como ter acesso a textos mais longos e detalhados sobre filmes.

Agora, as respostas:

1) Dois são os motivos para não publicar no momento minhas aulas em PPT. O primeiro é que boa parte desses arquivos consiste de tópicos, frases soltas e observações rápidas que vão parecer sem sentido para qualquer pessoa que não estiver acompanhando a respectiva aula.

O segundo é que tenho visto – e com muito mais freqüência do que se pode imaginar – muita gente reaproveitar material didático pinçado da Internet para dar aulas. Não ligo nem um pouco de passar minhas aulas para colegas. Mas gosto de saber disso.

2) De fato, eu pretendo disponibilizar para download toda a minha produção acadêmica. Mas, evidentemente, isso só acontecerá à medida em que os artigos forem publicados.

| Mais

Assine os feeds dos comentários deste texto


9 comentários
Comente! »