Google x Search Unleashed

09/10/2008 | Categoria: Blog

Ajude a decidir qual o sistema de buscas definitivo que o Cine Repórter vai adotar

Por: Rodrigo Carreiro

Desde junho, quando as primeiras reuniões a respeito do Cine Repórter 2.0 começaram a acontecer, traçamos um plano para adotar o Google no sistema de buscas do site. Durante as três semanas em que estamos on-line, porém, utilizamos um sistema alternativo (fornecido por um plugin do WordPress chamado Search Unleashed) e ficamos muito satisfeitos com o resultado.

Segundo o plano original, este sistema alternativo funcionaria até que o Google passasse a indexar os novos textos publicados no Cine Repórter com rapidez. Era previsto que isso acontecesse mais ou menos depois de um mês. Aconteceu antes. Uma semana depois da estréia, o Page Rank do Cine Repórter no Google subiu para 5, pela primeira vez.

Na mesma ocasião, os novos conteúdos passaram a ser anexados quase instantaneamente. Duas horas depois de publicado, um novo texto já pode ser acessado pelo Google.

Em teoria, já reunimos as condições necessárias para adotar a busca Google no site. Então, eu e Saulo (o programador, prestes a ser promovido a sócio honorário do site, de tanto atender a pedidos e mais pedidos que eu faço todos os dias, alguns bem esdrúxulos) decidimos fazer um teste. Fizemos. E não conseguimos decidir sozinhos qual a melhor opção no momento: adotar a busca Google ou permanecer com o sistema atual.

Há vantagens e desvantagens nos dois casos, que listo agora:

Search Unleashed
» Vantagens
- Mantém a estrutura e o layout original do site.
- Encontra e organiza de forma inteligente todo o conteúdo disponível.
- É estável e não deu problema nenhuma vez.

» Desvantagens
- Consome recursos do servidor quando uma busca é rodada, tornando a navegação mais lenta (esse problema fica mais grave à medida que o banco de dados cresce).
- A ordenação dos resultados é menos eficiente.

Google
» Vantagens
- O melhor, mais rápido e mais organizado sistema de buscas já criado na Internet. Sem discussão quanto a isso.
- Não consome nenhum recurso do servidor de hospedagem, já que as buscas são rodadas nos próprios servidores do Google (ou seja, o banco pode crescer à vontade que a performance do Cine Repórter continua a mesma).
- A navegação dentro dos resultados da busca é feita em alta velocidade, bem mais alta do que a navegação do Search Unleashed (pois este roda dentro do servidor de hospedagem).

» Desvantagens
- Perda do padrão visual nas respostas das buscas (fontes e cores).
- Inclusão de publicidade antes dos resultados da busca (para mim, pessoalmente, isso não é um problema, pois se algum link publicitário receber um clique de leitores, sou remunerado por isso).
- Se o usuário buscar um filme cujo título esteja na barra lateral da direita (a caixinha com as opções “Críticas recentes”, “Comentários recentes” e “Mais lidos”), o Google retorna TODAS as páginas do banco de dados – isso acontece porque a barra consta de todas elas.

Como no final o que realmente interessa é a opinião dos leitores, decidi ouvir a opinião de vocês. Então, vou disponibilizar um link através dos vocês podem acessar a página com a busca de testes – clique aqui para acessá-la.

Nesta página, vocês podem buscar no Cine Repórter usando o Google. Para buscar usando o sistema atual, basta inserir um termo na caixa de buscar, no cabeçalho, à direita.

Façam o teste. Busquem um texto usando as duas opções, e comentem aqui no blog o que acharam. Prometo que iremos ouvir todas as opiniões com carinho, antes de tomar a decisão definitiva.

Ah, devo dizer, a título de curiosidade, que mantemos papéis invertidos no momento. Eu sempre fui um entusiasta do Google, enquanto Saulo queria manter o Search Unleashed. Após os testes, me tornei mais cauteloso quanto ao Google. Já Saulo ficou entusiasmado e agora defende o maior buscador da Internet. Pois vão lá e decidam esta parada.

| Mais

Assine os feeds dos comentários deste texto


8 comentários
Comente! »

  1. Rodrigo, para mim, na página de testes, só apareceu mesmo a opção de busca com o Google. Eu fiz uma busca no site e gostei da forma como os resultados foram apresentados.

  2. O que eu quero é entrar na seção de DVDs e encontrar o alfabeto para ir direto na letra inicial do filme. No antigo cine repórter tinha esse recurso.

  3. Sandoval, olha de novo na seção DVDs. Vai até o final da página principal. Lá tem a opção de, com um clique, você colocar todo o acervo em ordem alfabética. E se estiver procurando um filme específico, basta usar o sistema de busca. Agora, o que você está procurando (um alfabeto completo no fim da página) não é possível de fazer com o WordPress. Ainda. Assim que surgir um plugin para isso, a gente implementa

    Kamila, a busca normal do site continua funcionando (no topo, à direita) normalmente.

  4. Rodrigo, fiz o teste agora com o Search Unleashed e gostei da maneira como os resultados foram postados. Mas, acho que, numa comparação entre as duas ferramentas, ainda ficaria com o Google por todas as vantagens que ele traz.

  5. Gostei mais do Google, apesar de perder a identidade visual do site.

  6. Após testar os 2, a velocidade acaba sendo determinante, então indico o Google.

  7. Ola, descobri seu site pois estou com o search unleashed instalado no meu, so que nao consigo localiza-lo (habilitar o idioma portugues) no plugin.

    O WordPress ja esta em portugues porem o plugin continua em ingles… poderia me dar uma dica?

    Obrigado!

  8. Enfrentamos o mesmo problema, Francisco. E resolvemos da maneira mais difícil: eu fiz a tradução de todas as telas/expressões que o Saulo me passou, e ele substituiu as entradas em inglês por português. Ou seja, tivemos que mexer na programação do site mesmo. Não usamos o plugin traduzido.

Deixar comentário