Oscar 2009: a corrida final

18/02/2009 | Categoria: Blog

Quem leva os prêmios principais no domingo de Carnaval, “Quem Quer Ser um Milionário?” ou “O Curioso Caso de Benjamin Button”?

Por: Rodrigo Carreiro

Está chegando a hora. O último post que fiz sobre o assunto foi publicado há um mês, e de lá para cá as campanhas de marketing (e as demais premiações técnicas das categorias) modificaram bastante o quadro que analisei.

Há alguns dias vinha acalentando a idéia de publicar minhas impressões mais recentes (atenções, xiitas: são apenas palpites). Por exemplo, acho que “Quem Vai Ser um Milionário?” melhorou consideravelmente suas chances, ao ganhar tantos prêmios na pré-temporada. Devo dizer que também endosso inteiramente a opinião daqueles que acham o filme de Danny Boyle parecido demais com “Cidade de Deus”, o que quer dizer que se o filme de Fernando Meirelles fosse falado em inglês… vocês sabem.

Bom, mas eis que acabo de ler no UOL as previsões do crítico do semanário norte-americano Hollywood Watch. Como concordo quase totalmente com o raciocínio que ele traça, vou me poupar o trabalho de escrever um post longo. Digo apenas que continuo apostando em “Benjamin Button” para melhor filme, apesar de saber que estou remando contra a maré. Aposta é aposta!

Em relação ao texto original, apenas divirjo em relação ao prêmio de atriz coadjuvante (Penélope Cruz, na minha opinião), e não tenho nenhuma firmeza na idéia quanto à vitória de Brad Pitt entre os atores. Torço fervorosamente por Mickey Rourke, mas Pitt tem o mesmo perfil que deu o Oscar a George Clooney: é simpático, avesso a fuxicos em tablóides e possui respeito como produtor. 

Para saber quem eu acho que ganha em que categoria, clique aqui.

Quanto às categorias técnicas, que o colunista não cita, creio que os dois grandes favoritos (“Milionário” e “Benjamin Button”) devem faturar a maior parte dos prêmios, como montagem e trilha sonora (o primeiro), direção de arte e fotografia (o segundo). Os dois disputam palmo a palma as categorias relacionadas ao desenho de som.

Repito: posso estar errado em tudo. Mas se fosse apostar, seria isso aí.

| Mais
Tags:

Assine os feeds dos comentários deste texto


10 comentários
Comente! »