Pesquisa Datafolha

02/09/2008 | Categoria: Blog

Ao todo, apenas 16,8 milhões de pessoas vão ao cinema no Brasil, sendo que cerca de 25% delas só o faz uma única vez por ano

Por: Rodrigo Carreiro

Você sabe quantos brasileiros vão ao cinema?

Se não sabia, agora sabe. O Instituto Datafolha acaba de divulgar uma pesquisa, feita em dezembro último, para medir o interesse dos brasileiros por cinema. E os resultados não são animadores. Ao todo, apenas 16,8 milhões de pessoas vão ao cinema no Brasil, sendo que cerca de 25% delas só o faz uma única vez por ano.

Pois é. Menos de 10% da população do país freqüenta salas de exibição. E a situação do Recife, dentro desse quadro, não é muito confortável. Somos a sétima capital cuja população mais vai ao cinema.

A boa notícia é que existe, sim, algum espaço para crescimento deste mercado. A pesquisa avalia que 3,7 milhões de brasileiros têm vontade de ir ao cinema, mas não o faz, por diferentes motivos. Ingressos muito caros e falta de tempo estão entre as razões mais citadas como justificativa.

Um dado particularmente revelador mostra que o público não liga muito para a forma como vê filmes. Um total de 44% prefere o DVD, 25% espera que os filmes passem na TV e só 23% encaram uma sala de projeção.

Os distribuidores também ficaram impressionados com um dados em particular: nada menos do que 72% dos espectadores que vão ao cinema atualmente já saem de casa sabendo que filme desejam ver.

Curioso perceber que a pesquisa não fez qualquer referência, em nenhum momento, ao uso de computadores pessoais para assistir/baixar filmes. Tenho impressão de que os distribuidores perderam uma boa oportunidade de medir a real penetração dessa modalidade ilegal de projeção cinematográfica na comunidade nacional de cinéfilos.

De qualquer forma, não vejo os números como positivos. O espaço para crescimento existe, mas não é grande – e saber que mais de 90% das pessoas do meu país não vai nunca ao cinema me deixa meio deprimido.

| Mais
Tags:

Assine os feeds dos comentários deste texto


3 comentários
Comente! »