Tudo OK com o site

10/11/2008 | Categoria: Blog

Período de testes no Cine Repórter chega ao fim: uma página carrega no tempo médio de 8 a 9 segundos

Por: Rodrigo Carreiro

Chegamos ao fim do período de testes no Cine Repórter, conforme anunciado na semana passada. Trabalhamos duro para reduzir ao máximo o número de plugins do WordPress, mantendo a interatividade e a segurança do site.

Antes dos testes, tínhamos 44 plugins instalados no site. Um deles continha um script defeituoso que estava criando um conflito com o software instalado no servidor de hospedagem, gerando lentidão e mensagens de erro. A navegação andava lenta. Era comum ter páginas demorando 40 ou 50 segundos para carregar. Algumas nem carregavam.

Primeiro, desligamos quase todos os plugins. Só nove, essenciais, ficaram funcionando. Depois, fui ligando um a um, dia após dia, e observando como o site se comportava. Passei a cronometrar diariamente o tempo que uma página levava para carregar, a cada novo plugin religado. Tive resultados iniciais entre 8 e 9 segundos. Assim, estabeleci como limite aceitável uma média de 15 segundos por página.

No momento, temos 28 plugins instalados. Outros 16 foram eliminados. Curiosamente, percebi que o número de plugins instalados não altera significativamente o tempo de carregamento de uma página. Esse tempo poderia ser menor se o servidor de hospedagem estivesse localizado geograficamente mais perto do Recife (fica nos EUA), mas infelizmente não existe provedor brasileiro que ofereça um serviço tão estável e barato quanto o Dreamhost.

O tempo médio de carregamento continua entre 8 e 9 segundos. Identificamos o plugin defeituoso e o eliminamos do sistema. O tal plugin era responsável pela criação automática de links dentro dos textos das críticas. Ele se chama SEO Smart Links. Quem tiver um site WordPress e estiver pretendendo usá-lo, fica avisado de antemão: utiliza uma quantidade descomunal de memória do sistema e pode travar geral.

No geral, estou muito satisfeito (foi duro, deu trabalho, mas o resultou ficou realmente bom). Espero que vocês também estejam. Mas se alguém aí ainda estiver tendo alguma experiência ruim ao acessar o site, por favor, escreva e avise.

| Mais

Assine os feeds dos comentários deste texto


5 comentários
Comente! »