Friends – 8ª Temporada

09/06/2005 | Categoria: Críticas

Episódios giram em torno da gravidez de Rachel e resgatam interesse pelo casal mais querido do programa

Por: Rodrigo Carreiro

NOTA DO EDITOR: ★★★½☆

A oitava temporada do seriado “Friends” focaliza a gravidez de Rachel (Jennifer Aniston). Sozinha, a informação já faz com que a caixa de quatro DVDs contendo todos os episódios seja, de antemão, uma das favoritas do público do seriado. Afinal, após tantos desencontros, tantas idas e vindas, tantas lágrimas, parece que Rachel finalmente vai conseguir se acertar com Ross (David Schwimmer). Ou não? O casal favorito do público vai ficar junto de uma vez por todas?

OK, vamos fazer um pacto. Não adianta tentar esconder muito da trama desta temporada, pois o público-alvo que aluga ou compra um DVD como este normalmente já viu os mesmos episódios na TV. Já sabe, portanto, que toda a temporada gira em torno das confusões do casal mais amado do programa. Os demais personagens, dessa forma, retorno ao papel de coadjuvantes de luxo.

De fato, a temporada anterior havia acabado com a festa de casamento entre Monica (Courtney Cox Arquette) e Chandler (Matthew Perry) e a bombástica revelação de que alguém da turma estava grávida. Apenas nós, espectadores, sabíamos que se tratava de Rachel, mas os personagens desconfiavam da própria Monica. A oitava temporada muda a natureza do mistério, concentrando-se na pergunta mais óbvia depois que se descobre a identidade da mãe: quem é o pai?

O primeiro episódio da oitava temporada faz charme, mas não por muito tempo. Afinal, seria difícil manter o show como uma comédia se o pai não fosse Ross. Dessa forma, a expectativa passa a ser se os dois pombinhos vão ficar juntos e casar ou se vão continuar brigando. Boa parte dos episódios acrescenta novos elementos a esse escopo básico de trama. Joey (Matt Le Blanc) continua um ladrão de cenas e o melhor comediante da trupe. Phoebe (Lisa Kudrow) também aparece com certo destaque. As participações especiais incluem Sean Penn e Alec Baldwin. A temporada termina com o tradicional episódio duplo em que Rachel dá a luz.

A conclusão óbvia sobre o pacote de quatro discos é simples: a oitava temporada é engraçada, mantém os elementos que fizeram a fama de “Friends” e, por voltar o foco para o casal favorito do público, tem potencial acima do normal. Alguns episódios – a festa de Halloween, os momentos que antecedem o parto dentro do hospital, aquele com a participação de Brad Pitt como um sujeito que odeia Rachel – são clássicos dentro do universo da série.

Para fãs, a oitava temporada é imperdível. Ainda que dessa vez fique mais do que evidente a clara limitação de Courtney Cox-Arquette como atriz (perceba como ela jamais consegue segurar o riso quando os colegas têm diálogos engraçados), e a personagem Phoebe torne-se cada vez mais chata (você já percebeu que ela é a integrante da trupe que tem mais rolos, mas são poucas as vezes em que os namoricos aparecem na frente das câmeras?).

O box de quatro discos tem o mesmo nível de qualidade das temporadas anteriores, e está melhor do que a sétima temporada. O áudio está no formato Dolby Digital 5.1 (ou seja, seis canais), os episódios voltam a ter alguns minutos de cenas extras e há até um pequeno segmento com erros de gravações.

– Friends – 8ª Temporada
Elenco: Courtney Cox Arquette, Matthew Perry, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, David Schwimmer, Jennifer Aniston
Duração: 587 minutos

| Mais


Deixar comentário