Friends – Episódio Final

31/10/2004 | Categoria: Críticas

DVD com último episódio da série de TV faz a delícia dos fãs do seriado

Por: Rodrigo Carreiro

NOTA DO EDITOR: ★★★☆☆

Foram dez anos de alegrias, decepções, surpresas. Uma das séries de Tv mais populares dos EUA, “Friends” chegou ao final em 2004, depois de quase 250 episódios. O encerramento oficial do seriado aconteceu de maneira bombástica, com um programa especial exibido em horário nobre. Esse programa (na verdade, um episódio duplo) foi lançado em um DVD exclusivo, fora do pacote que contém a décima e última temporada. Graças às boas vendagens das caixas da série no Brasil, o disco foi lançado em território nacional antes que a sétima temporada tivesse aportado por aqui.

Esse fato deixa qualquer crítico com uma bomba nas mãos. A pergunta que resume o problema é a seguinte: como analisar um lançamento sem estragar o prazer dos colecionadores que ainda esperam para comprar as três temporadas seguintes a ele? Basta se colocar no papel do consumidor e perceber o impasse. Se você acompanhou a série na TV, tudo bem – você provavelmente já viu o programa e está comprando para revê-lo. Mas se você acompanha a série pelas caixas lançadas em DVD, vai mesmo querer assistir ao episódio final, sabendo que a ação se situa três anos à frente do último encontro que você teve com Ross, Rachel, Chandler, Monica, Phoebe e Joey?

O meu problema vai além disso. Contar o que ocorre no episódio final, mesmo os detalhes dos primeiros cinco ou dez minutos, pode estragar o prazer de muita gente que preferiu comprar o disco para assisti-lo somente depois de completar a coleção. E ainda vou mais à frente: eu mesmo, que não assisti ao episódio final na TV a cabo, toparia esperar sem problemas pelo resto das caixas, antes de assistir ao meu DVD. Só o vi antes por pura obrigação profissional. E devo dizer, com sinceridade, que me decepcionei. Vou explicar porquê daqui a pouco.

Em favor de “Friends – Episódio Final”, devo dizer que aquelas pessoas que não acompanharam as temporadas regulares pela TV não terão muitos problemas para situar o que se passou com os personagens da sétima até a décima temporada. Para não atrapalhar a vida de ninguém, posso dizer com segurança o seguinte: o último episódio gira em torno de Ross (David Schwimmer) e Rachel (Jennifer Aniston). O futuro de Chandler (Matthew Perry) e Monica (Courtney Cox Arquette) já tinha sido definido antes, e eles aqui apenas completam o quadro – com direito a uma surpresa, é claro. Já o destino de Phoebe (Lisa Kudrow) e Joey (Matt LeBlanc) não interessa muito, porque os dois sempre foram coadjuvantes cômicos cuja missão, dentro das tramas, era oferecer gargalhas ao espectador.

Como se trata do último episódio, um clima geral de nostalgia domina o programa. É por isso que “Episódio Final” decepciona. Se o trunfo da série sempre foi, nas mais diversas situações, a capacidade ilimitada de reciclar suas piadas e fazer rir, desta vez o sexteto não consegue igualar seus melhores momentos. Por uma limitação imposta, diga-se, pela situação; é impossível gargalhar duas vezes por minuto quando estamos nos despedindo de amigos queridos que nos acompanharam por 10 anos. Os personagens se sentem assim em relação uns aos outros, e a platéia se sente assim em relação ao sexteto. Daí o problema. Sem risos, “Friends” fica frágil porque não tem profundidade psicológica.

O pacote de DVD não se resume ao episódio final, que pode ser visto em duas versões (a original, que foi ao ar na TV dos EUA, e a estendida, com cenas a mais). Possui, também, o episódio piloto (29 minutos), essencial para os novatos que não conhecem a série. Há ainda uma galeria com todas as 10 aberturas do programa, uma para cada temporada, e um clipe da canção “I’ll Be There For You”, tema que todos os fãs de “Friends” conhecem muito bem.

– Friends – Episódio Final
Elenco: Courtney Cox Arquette, Matthew Perry, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, David Schwimmer, Jennifer Aniston
Duração: 50 minutos

| Mais


Assine os feeds dos comentários deste texto


Um comentário
Comente! »