Seus Problemas Acabaram

16/10/2007 | Categoria: Críticas

Segunda investida do Casseta e Planeta no cinema tem registro semelhante ao programa de TV

Por: Rodrigo Carreiro

NOTA DO EDITOR: ★★☆☆☆

A primeira incursão no cinema da trupe humorística do Casseta e Planeta, “A Taça do Mundo é Nossa” (2003), foi um fracasso retumbante que resultou de uma atitude corajosa do grupo. Na ocasião, o grupo preferiu fazer uma comédia de época, ambientada na ditadura militar, ao invés de investir na sucessão de esquetes cômicos que fazia na TV. O resultado foi um filme tecnicamente bem cuidado, mas sem graça. “Seus Problemas Acabaram” (Brasil, 2006) assume todos os defeitos do longa-metragem anterior quando recorre a um registro semelhante ao programa de TV, com humor popular dividido em esquetes.

A proposta da produção, porém, não é simplesmente fazer uma coleção ampliada das piadas que o público pode ver de graça toda semana. A fórmula é a mesma – incrementar o elenco básico com atores famosos, caso de Murilo Benício, e com pontas de celebridades como Juliana Paes e Luana Piovani – mas o capricho da produção é bem maior. Embora tenha mantido o diretor José Lavigne e recorrido à produção de Guel Arraes, dois nomes que acompanham os humoristas há anos na TV, o Casseta usa efeitos especiais de ponta e cenários virtuais feitos em computador.

O efeito geral é curioso. A impressão é que parte da equipe técnica trabalhou duro para conseguir resultados caprichados, enquanto outra parte dormiu no ponto e entregou um trabalho desleixado e vagabundo. O uso de computação gráfica e os enquadramentos criativos (como, por exemplo, na seqüência de sexo entre Bussunda e uma tartaruga marinha, logo no começo) são destaques, e dão impressão de que o Casseta continua querendo fazer um trabalho diferenciado e de maior qualidade quando migra para o cinema.

Por outro lado, muitos cacoetes das filmagens apressadas do programa de TV do grupo reaparecem com força. A iluminação é sempre artificial, principalmente nas falsas cenas externas, filmadas de forma asséptica e plastificada, sempre com garotões sem camisa e meninas de fio dental compondo o cenário. Além disso, a mixagem de som resulta pavorosa, captando apenas os diálogos dos personagens principais e desprezando por completo os ruídos de fundo. Somadas ao fato de que no sexteto não há nenhum bom ator, essas características fazem de “Seus Problemas Acabaram” um filme que visualmente não parece um filme, mas uma novela de qualidade duvidosa.

Não se pode esquecer, porém, que estamos falando de uma comédia besteirol no melhor estilo “Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu” (1980). No fundo, o que realmente importa neste tipo de produção é a qualidade das piadas. E nesse sentido, “Seus Problemas Acabaram” representa uma evolução em relação ao primeiro longa-metragem do grupo. Há momentos excelentes, como as boas sacadas envolvendo a mania dos advogados de tribunal por gel de cabelo, as referências a “Cidade de Deus” (2002) e a brincadeira com o assassino de aluguel de olhos azuis.

No entanto, embora os bons momentos cômicos existam em número mais generoso do que em “A Taça do Mundo é Nossa”, também existem piadas recauchutadas aos montes (o peixinho dourado, a cena com Luana Piovani). A idéia de fazer do personagem de Murilo Benício o protagonista (ele faz o advogado Botelho Pinto, cujo nome é uma piada que teve graça no tempo dos meus avós) também não é boa, já que o ator não possui o menor traço de timing cômico e estraga quase todas as seqüências de que participa, interpretando mecânica e exageradamente.

A história, repleta de flashbacks que emperram o ritmo do filme de cinco em cinco minutos (fato reconhecido pelos próprios roteiristas, que brincam com isso a certo momento), enfoca um julgamento contra as Organizações Tabajara, orquestrado pelo vingativo Botelho Pinto, um advogado traumatizado com a empresa desde a infância. A Tabajara, por sinal, é uma faceta que bate ponto toda semana na TV e migrou para o cinema, mas não a única: Seu Creysson (Cláudio Manoel) faz uma participação especial, há pelo menos dois números musicais metidos a engraçadinhos, e a turma continua pegando no pé de Michael Jackson. Em resumo, se você é fã do Casseta, “Seus Problemas Acabaram” pode ser um bom programa. Mas se não liga muito para os humoristas, esqueça.

O DVD, lançado pela Europa filme, contém um making of e um spot de TV, vindo ainda com uma versão MP4 do filme (para iPods), em edição dupla. O longa aparece com qualidade de imagem razoável (wide letterboxed) e o áudio é bom (Dolby Digital 5.1). A versão para locadoras é simples e sem extras.

– Seus Problemas Acabaram (Brasil, 2006)
Direção: José Lavigne
Elenco: Murilo Benício, Maria Paula, Bussunda, Beto Silva
Duração: 80 minutos

| Mais


Deixar comentário