Star Wars – Os documentários

27/03/2005 | Categoria: Críticas

Disco de material extra possui mais de quatro horas de detalhes dos bastidores

Por: Rodrigo Carreiro

NOTA DO EDITOR: ★★★★☆

“Guerra nas Estrelas” é o lançamento de DVD mais esperado desde que o formato foi lançado comercialmente, em 1997. Por isso, a chegada às lojas da caixa contendo os três filmes da trilogia original cumpriu o que prometeu, e bateu todos os recordes de vendagem, tornando-se o pacote de DVDs mais vendido da história. É justo. Os filmes de George Lucas parecem ter sido talhados para o DVD: espetáculo de som e imagem impecável e uma mistura de tecnologia e lendas míticas.

Os fanáticos pela trilogia já dissecaram os filmes de 1977, 1980 e 1983 várias vezes; há livros e sites sobre o assunto a dar com o pau. Mesmo assim, os seis documentários e os comentários em áudio que acompanham o pacote trazem muitas informações de bastidores para fazer a delícia dos apreciadores da trilogia. Confira a lista completa dos extras que o pacote contém, com comentários:

» Empire of Dreams – A história da concepção e realização da trilogia, filme a filme. Um longo documentário que retrata a evolução da saga. Contém entrevistas com George Lucas e mais de 40 membros do elenco e da equipe técnica dos três filmes, além de falas dos atores principais relembrando os fatos do passado. É excepcional. 151 minutos.

» O Nascimento do Sabre de Luz – De onde veio a idéia dessa arma? Por que ela se tornou famosa dessa maneira? Lucas e membros do elenco falam um pouco sobre os conceitos que envolvem o sabre de luz e também sobre as dificuldades de fazer os efeitos especiais nas cenas em que ele aparece. Você vai aprender como o designer de som Ben Burtt criou o carcaterístico zumbido que a arma faz. 16 minutos.

» Os Personagens de Star Wars – Detalhes sobre todos os personagens da saga, incluindo informações sobre as idéias originais, conceitos de arte e cenas de bastidores. O enfoque é maior em Luke Skywalker (chamado Starkiller no início), Princesa Leia, Han Solo, Chewbacca, R2-D2 (que ganhou o estranho nome por causa da sigla que identificava um rolo de filme), C-3PO e Darth Vader. 19 minutos.

» A Força Está Com Eles: O Legado de Star Wars – O filmete traz entrevistas com diretores e cineastas importantes (Peter Jackson e James Cameron, por exemplo) que dizem de que modo a trilogia mudou o cinema de Hollywood. Legal. 13 minutos.

» Episódio III – Preview dos Bastidores: O Retorno de Darth Vader – Entrevistas de George Lucas sobre a transformação de Anakin Skywalker, mesclada com cenas das gravações do filme. Um extra basicamente promorcional. 9 minutos.

» Star Wars Battlefront – Trailer e Demo jogável – Promorcional. Trailer com imagens do video game e um demo especial para usuários de Xbox, que poderão lutar na Batalha de Endor como rebelde ou soldado imperial, além de dirigir o AT-STs e montar nas speed bikes. 6 minutos.

» Star Wars: Episódio III – prévia do game – Promorcional. Documentário sobre os bastidores e os cenários do jogo, que será lançado em 2005 para PlayStation 2 e Xbox.

» Trailers Originais e Spots de TV – O teaser original, trailers de cada filme, além de spots de TV. Ao todo, são dez trailers e onze spots de TV.

» Galeria de Produção – Os arquivos da Lucasfilm, com centenas de fotos do making of da trilogia.

» Campanha Impressa – Uma coleção de pôsteres de todo o mundo.

» Conteúdo em DVD-ROM – Acesso para um site especial.

Os três filmes têm comentários em áudio, gravados por George Lucas e alguns nomes do elenco e da equipe, incluindo o diretor Irvin Kershner (de “O Império Contra-Ataca”), Carrie Fisher (a Princesa Leia), Ben Burtt (editor de som da trilogia) e Dennis Muren (supervisor de efeitos especiais).

Todos os extras vêm legendados em português.

Outro dado importante diz respeito a som e imagem. Os filmes “Uma Nova Esperança” (1977), “O Império Contra-ataca” (1980) e “O Retorno do Jedi” (1983) passaram por um processo de remasterização. Os três filmes ganham certificado THX de excelência em som. Eles têm trilhas de áudio em sistema Dolby Digital 5.1 EX, e imagens restauradas. Apesar de negar ter feito mudanças nos filmes, Lucas fez algumas. A mais famosa, e mais polêmica, é a substituição do ator Sebastian Shaw pela silhueta de Hayden Christensen, quando os espectros dos cavaleiros Jedi aparecem para Luke, no final do terceiro filme.

| Mais


Assine os feeds dos comentários deste texto


2 comentários
Comente! »