Star Wars – Linha do Tempo

13/05/2005 | Categoria: Outros textos

Entenda como os eventos dos seis filmes da série se relacionam cronologicamente

Por: Rodrigo Carreiro

Seguir a trajetória cronológica da vida de Anakin Skywalker é a melhor maneira de compreender a linha do tempo do complicado universo da série Star Wars. Anakin nasceu no planeta Tatooine, durante um período de agitação que se sucede a uma longa época de paz. No momento em que ele vive a infância, os Cavaleiros Jedi estão no seu auge. Já os lordes Sith, controposto malvado dos Jedi, são declarados oficialmente extintos.


 


» Aos 9 anos:
Anakin Skywalker é um escravo inteligente que trabalha num ferro-velho de naves espaciais, em Tatooine. De passagem por lá, o cavaleiro Jedi Qui-Gon Jinn o conhece e nota que ele se enquadra no padrão de uma antiga profecia, que aponta o surgimento de um homem predestinado a salvar o universo. Os eventos são narrados no Episódio Um, chamado A Ameaça Fantasma (1999).


 


» Aos 19 anos:
Anakin é um aprendiz de Jedi talentoso, mas rebelde, escalado para proteger a princesa de Naboo, Amidala, num período tenso entre forças da República intergalática e rebeldes separatistas. Ele se apaixona pela princesa – um amor proibido pelas regras dos Jedi – e é correspondido. Isso acontece no Episódio Dois, ou Ataque dos Clones (2002).


 


» Aos 22 anos:
Anakin está secretamente casado com a senadora Amidala e, no período turbulento em que o chanceler Palpatine ganha mais poderes no Senado, se deixa seduzir pelo lado negro da Força e vira um lorde Sith. A República torna-se Império. A tarefa no novo Sith, Darth Vader, é perseguir e matar os Jedi. Esta é a trama básica do Episódio Três, A Vingança dos Sith (2005).


 


» Aos 42 anos:
Darth Vader vive atrás de uma armadura negra e é o braço direito do Imperador, que governa a galáxia sem piedade. Ele vê surgir, porém, um oponente perigoso: seu filho, Luke Skywalker, que reencontrou o Jedi Obi-Wan Kenobi, depois de 20 anos escondido no deserto de Tatooine. Essa trama acontece no Episódio Quatro, Uma Nova Esperança (1977).
 
» Aos 45 anos:
Ao descobrir a identidade de Skywalker, Darth Vader percebe o perigo e passa a caçar o rapaz, pensando em convertê-lo ao lado negro. Luke, por sua vez, inicia o treinamento para virar Jedi com Yoda. Num confronto de sabres de luz, Vader conta a Luke que é o pai dele. Esse é o enredo de O Império Contra-Ataca (1980), o Episódio Cinco.


 


» Aos 46 anos:
Vader constrói uma estação espacial e planeja fazer de Luke seu sucessor. O jovem Skywalker continua o treinamento Jedi e participa de plano para destruir o Império. Ele descobre que a princesa Leia Organa é sua irmã gêmea. Rebeldes e soldados do Império travam uma dramática batalha final. Os fatos estão em O Retorno de Jedi (1983), o nome oficial do Episódio Seis.

| Mais


Deixar comentário